quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Voltei...

Oi gurias...



Demorei mas voltei... andei bem ocupada nas ultimas semanas.. mas aqui vai..



A respeito da palmada... temos q dar limites.. não adianta, criança sem limite é insuportavel!!! e no fim das contas quem acaba sofrendo são eles!!! entao quando é necessario tem q ter uma palmada!!! mas antes educamos, conversamos.. mas chega uma hora q tem q se impor de uma forma diferente!! hahahha assisto muito o programa da nanny e tendo aprender com ela um pouco!!!

Aqui conversamos, explicamos... mas quando chega no limite.. aii dai o bicho pega.. hehehhe.

as vezes me faço de surda e saio do recinto e deixo a bomba pro gui...
as vezes ignoro o samuel, que ele se arrepende e veem todo carinhoso...
as vezes já coloco limite na hora mesmo...

só que antes de partir pra palmada tento entender pq ele esta naquele "mal" humor que merece uns tapinhas...se ele esta com sono, ou com dor, ou com fome tento achar a fonte do problema... se não acho e sei q é pura malcriação e manha... daii simmm a palmada rola...

Agora a respeito de filhos... isso varia todo santo dia!!!! tem dia que quero ser uma angelina jolie e ter umas 10 crianças em volta.. tem dia q o sam é mais q suficiente (isso aocntece mais no fim do mes quando chegam as contas!!)... Filho é algo de momento, não pode pensar... hehehehe.. se pensa muito não se tem...

Quero de dois, no maximo tres... Mas se eu ganhar na mega acumulada terei uns 15 hehehehhehe... acho q dinheiro esta diretamente relacionado a filhos.. Quero dar as mesmas oportunidades e experiencias de vida para todos.. e como o mundo anda em crise.. acredito q não teremos mais que dois mesmo!!!
Mas que me dá um aperto no coração quando vejos essas maes abandonando filhos na rua.. tenho vontade de pegar todos pra mim!!! quem sabe um dia....

Mas uma coisa é certa... criar menino é muito mais facil!!! Acredito q sou uma mãe de meninos...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tema da Semana: Número Ideal

Antes mesmo de casar, toda mulher já pensou em quantos fihos vai querer ter.
Claro que quando somos mais novas, e ainda nao passamos por uma gravidez, um parto e um periodo de amamentação... os números tendem a ser altos... 10... 8...4 filhos...

Mas ai, vem a primeira experiência... sentimos "na pele" que as coisas não são tão faceis quanto parece...

Algumas de nós tem dificuldade pra engravidar...
outras passam 9 meses numa gravidez complicada, exaustiva (cheia de quilos e estriar)
Sem contar experiencias de parto tensas ou amamentação com muita dor (e amor) ao mesmo tempo..

Ser mãe não é facil!

Amigas, qual o numero ideal de filhos pra vocês?
Sempre quiseram ter muitos? poucos? Fecharam a "fábrica"?
Sempre quiseram menina? Menino?

O que deve ser levando em conta na hora de planejar uma familia?

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Palmada Educativa

E então....
Que eu sou A FAVOR da palmada educativa!
Escrevi logo, porque vou dar a chance de quem nao quiser ler, parar agora!

Acho que em algumas situações, ela é necessária...

Tudo tem seu grau de evolução...
- primeiro uma advertência
- depois uma bronca mais seria
- e ai, não obedeceu, palmada!

Vejam bem, não estou falando de surras... ou de realmente machucar a cria...
sou muito contra isso!!! Por isso acho que uma palmada com a cabeça no lugar é melhor do que estourar com a cabeça quente!

No início da educação do meu filho, não existe quem me convença que um "papo sério" faça ele entender... ele tem 1 ano e 10 meses!!! No máximo entende que NÃO PODE FAZER... mas os motivos, as consequencias, os exemplos.... complexo demais!

E daí que funciona assim... as vezes ele leva uns tapinhas... geralmente na mão... ou no bumbum.
não chega nem a chorar... mas fica com cara de "humpft".
E geralmente isso acontece quando ele esta TESTANDO A GENTE.
Quando já entendeu que não pode... mas faz pra ver a nossa reação.

O que é pior? Uma palmadinha de vez em quando ou uma criança (e depois adolescente) sem LIMITE ALGUM?

Trabalhei por anos em uma escola... e posso afirmar que existem muitas crianças mal educadas, sem limite e sem noção alguma de como tratar as pessoas à votla. São mini ditadores. E os pais são reféns...

Ai, crescem, se metem com drogas, deixam o bom senso de lado... roubam... matam... tratam amigos e namoradas como lixo... (sim, parece trágico... e claro que não estou generalizando... mas isso cada vez mais acontece na classe média "alta"... com pessoas que não passam por privação nenhuma... e que não teriam motivo algum de fazer tudo isso... resultado real de uma péssima educação!)


Muitas vezes, bater num filho, doi mais na mãe do que na criança... eu não consigo conceber.. que alguem carrega por 9 meses um nenem, depois cuida com carinho, pra em seguida "descer a mão" por puro prazer...

Mas eu acho que essa onda "bacaninha" de pais e filhos muito amigos, confidentes... igual pra igual... desculpa.. pra mim nao funciona, não dá certo!
O Filho tem que reconhecer a autoridade dos pais... ele esta ali pra aprender com eles (e claro, futuramente, ensinar tambem!!!)

Mas boa moral, principios e carater é algo que cabe a nós passar pros nossos pequenos... Se não aprenderem com a gente, com quem aprenderão?

É um erro muito grande achar que cabe a escola EDUCAR nossos filhos nesse tipo de coisa... A Escola cabe ensinar a viver socialmente, sem contar com o óbvio... que é passar conteudo didático...

Meu filho ja tomou alguns tapinhas... e cada dia que passa ele aprende mais que "papai e mamãe quando falam sério - É SÉRIO!!", espero que com o tempo a conversa baste!!! E eu nunca precise mesmo mostrar "quem manda aqui!".

Meu filho é uma criança feliz, saudável, sorridente... sem traumas, e que aos poucos esta aprendendo a dividir seus brinquedos, ser educado com as pessoas, e separar o joio do trigo... Tenho certeza que estou fazendo o melhor pra ele, pra nós e pra todos que o rodeiam... sem culpas!!!

ciscada de galinha não mata pinto...

Sou mãe de um bebê (?? é... acho que ele vai ser bebê por muito tempo ainda!), talvez e também por isso, nunca precisei dar uma palmada no Luca, mas, sinceramente acho que "ciscada de galinha não mata pinto" mesmo! Contanto que haja BOM SENSO, esse que nunca deveria nos abandonar, principalmente no que se refere a educação dos nossos filhos.

Tem uma pessoa na minha família, por exemplo, que ja bateu pelo menos umas 3 vezes (que eu fiquei sabendo) no rosto do filho... aí não! Aí, o dia que fizer na minha frente, acho eu me atraco com ela na hora! Ou pelo menos solto os cachorros! Acho violência assim, um absurdo! O que vc vai ensinar pro seu filho, batendo no rosto dele, puxando o cabelo dele etc??? Só violência, nada mais! E disso, tô fora! quero ter orgulho do meu filho ser um camaradinha do bem! quero ficar envaidecida quando as pessoas elogiarem ele...

Enfim... vai ter uma hora que eu vou sim, dar um tapa na mão do Luca ou no bumbum... e vou dizer pra ele o pq de estar fazendo aquilo... eu sei que criança pode tirar a gente do sério... mas peço muito a Deus que me dê serenidade e que não me faça esquecer das minhas convicções, pq mais que nele, me tornar mais uma entre tantas mães "equivocadas" que batem nos seus filhos, vai doer MUITO em mim.

Tema da Semana = "Um Tapinha não dói"

Poderia por no tema algo como "educando"... mas aí, não necessariamente falariamos sobre "Tapinhas ou não tapinhas". E Essa semana será especificamente pra isso!

Espero até que as mais sumidas, como a Bel, e a Ale deixem também seus deposimentos... porque afinal, elas tem ANOS A MAIS de experiência que a maioria...


E Então, mamães...
Só quem tem um filho em casa sabe como as vezes eles testam nossa paciência no limite... por muito tempo a palavra que mais falamos é "NÃO"....

Será que por "no cantinho do castigo" ou "conversar" funcionam sempre?
Algumas vezes é necessário dar uma palmadinha?

Com que idade devemos começar a jornada de EDUCAR?!!?

O Limite entre o tapinha de educar, e a violência doméstica é muito tenue... Cada vez mais a sociedade "monitora" de pertinho a vida alheia.

Alguem aqui apanhou quando era criança?
Duvido que seja um terma morno...

Vou correndo escrever o meu texto e volto ainda hoje!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Precisa mesmo comprar???

Como todas nós somos mulheres do século XXI sabemos perfeitamente que a data é totalmente comercial. Que não existe sentimento algum maior do que a verdadeira atenção e disposição que damos aos nossos pequenos.

O dia das crianças é realmente aquele em que os pais se dedicam não a comprar presentes, mas a doar o seu tempo e seu carinho para ficar com os pequenos. Esse, para mim, é o verdadeiro dia das crianças. E pode se repetir várias vezes no ano. Não necessariamente tem que cair no dia 12 de outubro.

Nos primeiros anos eu não dei presente algum. Fiz mais festa com as pegadinhas do coelhinho da páscoa pela casa do que no dia das crianças mesmo. Agora, Catarina já está com quase 4 anos e Cecília com mais de 2, e frequentam o colégio. Logo, não quero tornar minhas minhas umas consumistas compulsivas, mas também não quero que elas se sintam inferiores.

Então fiz o seguinte. Peguei as duas na semana passada. Joguei todos os brinquedos possíveis e imagináveis no chão da varando e chamei as duas para me ajudar a separar por categoria e os que iriam para doação. Conversei sobre as diferenças sociais e que existem crianças que não têm sequer um brinquedo. Coloquei uma caixa grande de um lado da varanda e outra do outro. Uma era para os brinquedos que deveriam ficar para serem organizados e a outra para os brinquedos que serão doados.

O que mais me deixou orgulhosa foi que elas não deixaram a caixa de doações vazia. Tudo bem que não encheram, mas tiveram consciência de doar.

Trabalho concluído, sentei com elas novamente e conversei sobre o dia das crianças. Expliquei que era uma data que geralmente se dava brinquedo apra as crianças e disse que elas poderiam escolher o que queriam ganhar.

A Ciça disse que quer massinha e a Nina não conseguiu escolher ainda.
A Massinha eu comprei aquela cabeça que você vai empurrando a massinha e vai crescendo o cabelo e tem utensílios para ir cortando o cabelinho.
Para a Nina eu ainda não decidi, já que ela ainda não escolheu.

Outra coisa legal é que a escola intitulou o mês como o mês da criança e a agenda está lotada. Cada dia tem uma atividade diferente, essa semana eu lembro de um dia que teve piquenique, outro teve cama elástica e pinturas, amanhã terá um baile à fantasia. Acho que é hoje que terá uma apresentação de fantoches. Ou seja, elas já entenderam bem que dia das crianças não significa SOMENTE um presente, mas muita brincadeira para todas as crianças.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

02 em 1!!

Gurias.. mil desculpas por não estar postando!! mas a vida esta uma correria.. falta pouco pro gui viajar.. e resolvermos fazer a festinha de 2 anos do Sam.. com 1 mês e meio de antecedencia!! heheheh

então falando das atividades no fim de semana chuvoso!! O sam quase não sofre!! mas eu sofrooo e muitoooo hehehe.. sou o tipo de mãe q gosta de ficar na rua... passeando, indo no parque.. aiii meu deus.. ficar dentro de casa me da um nervoso!! heheheh então dia de chuva reuno a piazada!!! hehehehe chamo minhas priminhas, sobrinhas, vizinhos..!!! tendo menos de 10 anos to chamando!! hehehe. deixo eles no qaurto de brincar do sam.. só fico supervisionando!!! e deixo destruir a casa!!! dou muito lanche!! hehehe.. levo pro shopping... faço a função!!! o importante é não ficar entediado!!! hehehehhe

e no dia das crianças!!! tinha até equecido q era dia das crianças!! hehehe.. a festa do Sam será no dia 18 de outubro.. mas não pretendo comprar nada não!! hehehe.. mas uma coisa é certa.. eu peço para os avós, tios, primos, madrinha... é parente eu to pedindo.. o q o Sam está precisando.. e normalmente é roupa!! ele cresce tão rapido q não estou aguentando...

Mas como disse a jo, o importante são os momentos... e como estamos numa situação "diferente" em 20 dia o gui vai viajar e nos veremos só em 3 meses.. Eu, ele e o Sam estamos curtindo muito!!! Então posso dizer que todos os dias é Dia das Crianças!!! vamos no parque, tomamos chimarrao, visitamos amigos e familia, fazendo muito churrasco, tudo que é saudavel e bom estamos tentando fazer juntos...

Ahhh.. e o sam nem vee teve, e nem pede nada de muito especial... só pede bola d etenis, bola de pingue pongue, bola de futebol, bola de basquete.. hehehhee só bola, bola e bola... hehehhehehhe

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dia das Crianças

Ok, serei a primeira a escrever, e talvez a unica nessa semana... o povo aqui anda meio SUMIDO... porque será?

Mas sinceramente, nem sei por onde começar... porque ainda nao parei para pensar no que vou dar ao João de dia das crianças.

Definitivamente esta é uma data ultra comercial... assim como dia das mães, dos pais e... NATAL!
E com 1 ano e 9 meses, meu filho ainda não absorve a lavagem cerebral dos comerciais, e não tem nenhum desejo enorme de ter um brinquedo especial.

Hoje ele ainda é daqueles que se diverte com qualquer coisa... Adora caixas, brinquedos funcionando OU não... e tudo mais que a gente faça parecer divertido!!!

Sem contar que ele é o PRIMEIRO e UNICO BISNETO, NETO, SOBRINHO, FILHO...
isso siginifica que ele ganha tudo... tem de tudo... e eu me preocupo muito pouco com esse tipo de detalhe!

Acho que vou comecar a pensar em dar um MOMENTO...

Tenho uma amiga que quando completou 29 anos pediu de presente "um momento"...
ficamos dias quebrando a cabeça... para pensar em algo que se encaixasse no pedido... e no fim, conseguimos corresponder as expectativas dela e ainda sair com um fator surpresa!!!

Eu sou dessas que também preferem MOMENTOS a coisas materiais...
Viagens, eventos, qualquer meia duzia de frases num papel de pão me deixam feliz!
Quero muito que meu filho seja assim... que não dê tanto valor a coisas "de valor"...
Que fique feliz igual ganhando algo carissimo ou algo baraterrimo...
Que saiba identificar principalmente o que foi dado de coração e o que foi apenas obrigação.

Isso tudo faz diferença!
Alias, "quem dá" o presente é mais importante do que "o que é" o presente!!!

Por isso, nesse dia das crianças, vou tentar fazer O DIA ESPECIAL.
brincar, desenhar, passear...
fazer a comida preferida dele...
leva-lo para algum lugar diferente...
bater muitas fotos... filmar...
cantar... dançar...

Vou ficar exausta... to até vendo...
mas o que a gente não faz pelos filhos?!?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tema da Semana : Ia ser e não foi!

Então... que o tema de hoje seria "um tapinha não dói" - como educar os filhos.`
Pra rolar uma discussão DAQUELAS, entre quem eh contra e quem eh a favor de uns tapinhas de vez em quando (veja bem, não estou falando de surra, maus tratos ou espancamento... vamos relembrar que somos todas pessoas inteligentes!)

Mas essse sera entao o tema da semana que vem... PODEM PREPARANDO SEUS TEXTOS!!!

Essa semana, vamos tentar algo light mais uma vez...
Que tal O DIA DAS CRIANÇAS?!?!

Data comercial demais?

O que dar?
Brinquedos? Roupas? Ou MOMENTOS?

O que vale mais pra nossos pequenos? Como dar algo inesquecivel por pouco $$$ ?

Tenho certeza que será um tema morno... porque a mulherada aqui gosta mesmo é de bafafá...
mas antes da tempestade, vem sempre a calmaria!
:)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Como reinventar o tempo

Ter crianças em casa em dia de chuva é realmente tarefa para malabarista, pois você terá que realizar muitas tarefas em casa e ainda distrair os pequenos.

Eu moro em uma casa e dias chuvosos requerem muita habilidade e dedicação. Criei algumas rotinas. Temos uma caixinha com muitas tintas e pincéis de variados tamanhos. Junto papel branco, ou revista, ou cartazes. Junto também garrafas de plástico, potes de Nescau, Neston, caixa longavida... Um monte de lixo ou material reciclável.

Também compro em lojas de festas infantis alguns itens do tipo, caixa de bolinha de sabão (compro em caixa porque fica mais barato), língua de sogra, balões.

Aí organizo a bagunça.
Cada dia e hora é um tipo de atividade. Tem dia que é pintar caixas de leite de vermelho e rosa. Tem dia que a cor é livre. Tem dia que é pintar papel, outros pintar revistas.

Recortar também vale. Colar também.

E agora com o Mister Maker ficou até mais fácil brincar de tudo isso (pra quem não conhece é um programa do Discovery Kids que ensina essas brincadeiras de colagens)

Ah! Eu guardo também o miolo do papel higiênico. Depois elas pintam e a gente cola dois juntos e um barbante e vira um lindo binóculo colorido e personalizado!

Quando elas pintam papel eu penduro na parede da varanda e vira uma exposição. Fica em cartaz por 1 semana.

Estou pensando em comprar aqueles bonecos de gesso e começar uma nova etapa.

Esses dias eu e a Nina confeccionamos um livro. Ela ilustrou e ditou a história e eu a escrevi. Ela dobrou as folhas e eu grampeei. Ficou muito legal. Ela apresentou para os coleguinhas do colégio.
Quando a Ciça era pequena a Nina pintava as garrafinhas de água e a tampa da mesma cor e a brincadeira era depois de seca, claro, a Ciça encontrar a tampa da mesma cor e conseguir encaixar. É uma ótima atividade para bebês, pois desenvolve bastante.

Além disso tudo, a gente brinca de recortar pessoas nas revistas e inventar histórias com elas.
No Natal do ano passado eu comprei um brinquedo da nossa época que chama-se Engenheiro. E temos também muitos fantoches em casa. Essa brincadeira é bem legal. As meninas montam o castelo como querem e vira cenário para os fantoches. Eu vou questionando sobre o que elas querem na história e vou inventando.




Em casa temos também muitos instrumentos musicais. Dependendo da minha animação tem vezes que a gente coloca fundo musical de teclado, flauta ou violão.

Tem vezes que só mexer com os instrumentos já é a brincadeira. Como eu normalmente não deixo mexer, na hora que eu deixo vira festa.

Os potes e Nescau viram tudo que é coisa: porta-jóia, porta-coisas, porta-xiquinha de cabelo...
Ah! As caixas de leite Tb viram fantoches lindos!

A dica é: boa vontade e criatividade. Aqui em Brasília chove pouco e estamos começando a estação chuvosa!