sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alimentação saudável para as crianças: receitas práticas para fazer em casa

Legumes Teriaki

Ingredientes:
8 bastões de cenoura 0,5 x 5cm
8 bastões de batata 0,5x5cm
8 bastões de mandioquinha 0,5x5cm

Molho:
Shoyu Sakura normal 1 copo
Mel ½ copo
Gengibre 2 rodelas de 0,5cm de espessura
Cebola média 1 unidade cortada em 6

Preparo: Numa panelinha coloque o shoyu, o mel, o gengibre e a cebola. Ponha para ferver em fogo alto e depois diminua para fogo médio. Deixe engrossar até ponto de fio (aproximadamente 5 min), tire do fogo, retire a cebola e o gengibre e reserve. Cozinhe os legumes separadamente em água quente até ficarem cozidos - porém crocantes. Retire da água e divida-as igualmente em 4 porções. Coloque 2 colheres de sopa do molho sobre os legumes e sirva como guarnição do prato preferido do seu filho


Bolinho de Legumes

Ingredientes:
½ copo de cenoura cozida e amassada com garfo
1 copo de mandioquinha cozida em cubos e amassada com garfo
100 gramas de folhas de espinafre cozidas (1 min), espremidas para tirar o excesso de água e picadas
¼ copo de cebola em cubos pequenos
1 colher de chá de alho picado
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1 ovo
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de rosca para empanar

Preparo:
Em uma cuba misture todos os ingredientes. Acerte o sal e pimenta do reino (só seus filhos tiverem mais que 6 anos). Faça bolinhas de aproximadamente 5cm e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire do óleo e coloque sobre 3 folhas de papel toalha para drenar o excesso de óleo. Sirva morno para as crianças


Estrogonofe Thai com Legumes

Ingredientes:
300 gr de peito de frango cortado em filezinhos
1 colher de chá de alho
1 cebola média picada
1 lata de milho cozido drenado
1 lata de ervilha drenada
1 copo de cenoura em cubos pequenos pré cozidos
1 lata de creme de leite
1 copo de água
½ copo de ketchup
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de salsinha
Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela média em fogo alto refogue a cebola e o alho. Quando começar a dourar, acrescente o frango e refogue por uns 4 minutos em fogo médio. Acrescente o milho, a ervilha e a cenoura e mexa por 1 minuto. Coloque o creme de leite, a água e o ketchup e deixe levantar fervura, que deve levar 3 minutos. Adicione o açúcar e o sal. desligue. Salpique a salsinha e sirva quente acompanhado de arroz branco ou integral.

Fonte: Revista Crescer

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Eu sou mãe da Júlia de dez anos e do Lorenzo de nove meses e vivi com minha primeira filha experiências distintas em cada fase do seu desenvolvimento no quesito alimentação.

Enquanto ela era bebê sofri horrores porque quando chegou a fase da papinha ela só queria tomar o leite e comer a fruta. Todo santo dia era a mesma história, eu fazia a sopinha e se não quisesse jogar fora eu mesma comia. Resultado: quando ela completou um ano, estava magrinha porque só o leite e a fruta não estavam suprindo as necessidades fisiológicas dela.

Somente quando chegou a hora de experimentar a alimentação da família ela começou a comer bem. Daí pra frente não tive mais problemas, no entanto, até chegar nesta fase foi muito difícil, eu vivia angustiada e ainda tinha que ouvir milhões de palpites que mais pareciam acusações da família inteira. Parece que todos queriam arrumar um culpado para a situação e adivinha: a mãe é sempre a culpada!

Hoje enfrento outro tipo de dificuldade com a Júlia. Depois do nascimento do Lorenzo senti que ela ficou bastante enciumada e ansiosa e descontou tudo na comida.

Nunca foi preciso discipliná-la com relação a ingestão de doces, bolos e biscoitos porque ela nem ligava. Comia bem o que era saudável com pequena resistência à salada. Agora, infelizmente tive que intervir na sua rotina alimentar porque ela continuou a comer bem o que já comia e passou a comer as “bugigangas” indiscriminadamente.

Percebi também que o fato de a Júlia começar a freqüentar a casa de uma amiguinha em especial alterou de forma extremante negativa seus hábitos alimentares.

Confesso que às vezes me sinto culpada, pois o nascimento do Lorenzo absorveu muito do meu tempo e com meu marido fora o dia todo era sempre ela que tinha que esperar para ter atenção ou para ser atendida. Sei que a chegada de um irmãozinho altera a rotina da casa toda e que essas mudanças podem trazer algum tipo de desconforto para a criança mais velha, mas como enfermeira e mãe, me preocupo porque não é recomendável a criança entrar na adolescência acima do peso, pois fica mais difícil de trazê-la de volta para o peso ideal. A literatura científica é bem clara neste sentido.

O que tenho feito agora é direcionar melhor a alimentação dela e gerenciar melhor a qualidade da comida que entra em casa. Claro que em tempos de Páscoa, você até tropeça em chocolate dentro de casa, mas não tem problema, tem hora pra comer de tudo, inclusive o doce. Além disso, a Júlia está fazendo escolinha de basquete que é uma atividade bastante aeróbia além de exercitar a mente e contribuir para disciplina e os relacionamentos interpessoais.

Quanto ao meu caçulinha, até agora só tive alegrias. Bem, exceto pelo fato dele ter abandonado o leite materno aos quatro meses está tudo bem. Agora até entendo melhor, pois o leite era meio escasso e acho que ele não gosta de miséria.....rsrsrsrs

Brincadeira, outros fatores relacionados com a saúde dele estiveram envolvidos neste processo e oportunamente, quem sabe, podemos discutir a respeito.

Ele é um fofo come muito bem tudo que foi oferecido em cada etapa da introdução dos alimentos. Deus permita que prossiga assim.

Quando os pais têm bons hábitos alimentares é mais fácil disciplinar a criança neste sentido, no entanto, ela fatalmente sofrerá influências externas principalmente quando começa a freqüentar a casa dos amiguinhos e a ter acesso a cantina do colégio.

Noto que a grande maioria das mães tem dificuldades com a aceitação dos legumes pelos pequenos. Eu tenho um pouco com a Júlia e além da sopa milagrosa com tudo dentro que a gente tem sempre que fazer, experimentem fazer patê de legumes. Normalmente eles adoram, inclusive para levar para o lanche na escola.

Os ingredientes são: meio quilo de tomates, 200 g de azeitonas, 3 cenouras, meio pimentão vermelho ou amarelo, meia cebola, 2 gemas, um “punhadinho” de espinafre cozido, meia xícara de leite (dissolver 2 colheres de sopa de amido de milho) e 2 colheres de sopa de óleo . Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, salsinha e cebolinha. Bata todos os ingrediente no liquidificador e leve ao fogo para cozinhar até desprender do fundo da panela. É uma delícia e dá para dar uma variada nos legumes se quiser.

Um grande beijo a todas mamães.

Dri.

Aqui em casa é tranquilo!

Oi meninas!

Sou a Débora, mãe da Mayara de 4 anos e do José Guilherme de 3!

Alimentação é um assunto tranquilo, as crianças são ótimas, bons de boca mesmo!

A Mayara não dispensa um belo prato de feijão com arroz e adora "verdinho" (como ela mesma diz): alface, couve, brócolis... E come tudo! Se a noite tiver lanche em casa, tem vezes que ela até reclama...



Já o Gui não come tudo, em compensação ama frutas! Melão, melancia, uva, goiaba, laranja, morango, maça (com casca e sem cortar!). Nesse verão ele comeu em média 3 tipos diferentes de fruta por dia!




Claro que tem dias que eles não estão muito a fim, daí não encano. Sei que na próxima refeição eles devem comer bem.

Só não aceito que 10 minutos depois de terem recusado ou comido pouco que eles peçam leite, pão, bolacha... A única exceção é se estão doentes... Daí se não querem almoçar mas aceitam um leite morno, uma bisnaguinha com requeijão, preparo na hora!

Bala, salgadinho, biscoito de polvilho, refrigerante, eles gostam e eu deixo eles comerem. Mas não todo dia, e também dou uma regulada para não exagerarem.

Fico feliz por eles aceitarem e comerem a maioria dos alimentos porque eu dei bastante trabalho prá minha mãe... Eu simplesmente não comia, não gostava de nada...

É isso, meninas! Um pouco da nossa rotina eu dividi e adorei! Prometo escrever mais!!!

Grande beijo para todas!

Deb.

domingo, 1 de maio de 2011

Come, come, come, pra mamãe ficar feliz...

Olá, queridas!

Bem, pra começar vou adiantando que este post tá um POSTÃO! Então vou fazer logo o meu jabá, pois vai que você não aguenta chegar até o fim... rsrsrsrs!! Na verdade eu preciso contar uma realização da qual estou muuuuito orgulhosa, como profissional e como mãe também!

A Avon acaba de relançar o site da sua linha Baby. E eu criei duas canções de ninar totalmente inéditas para fazer parte deste site, como trilha e também para download!! É só acessar o www.avonbaby.com.br e ir até a seção músicas de ninar.

Espero que vocês gostem - e que os seus filhotes tenham bons sonhos com as minhas musiquinhas!!!

E agora, o postão da alimentação kkkkk!!!

**********************************

Ufa! Faz tempo que eu queria passar por aqui para contar minhas experiências até agora com a alimentação do Tiago. Este tema me fez refletir bastante, porque hoje eu olho pra trás e vejo que sou uma mãe muuuuito diferente da que eu imaginava que seria, em termos de alimentação.

Pra começar, preciso dizer que Tiago come muuuito bem! Não sei se isto é mérito meu, ou se ele é mesmo uma draga ambulante rsrsrsrs! Das frutas mais azedas aos legumes mais insossos, o bichinho RÓI TUDO!

No começo eu fiquei meio em pânico. Não tinha ideia de como se fazia uma papinha - e achava lindos aqueles sites com duzentas mil receitas especiais... Mas não conseguia me encaixar neste perfil mãe-nutricionista, até porque não sou nenhuma chef!

Quando chegou a época, a pediatra recomendou ir misturando tudo. Cada sopa tinha três cores de legumes, alho, cebola, um carboidrato e uma carne - de vez em quando até folha ía na panela. Aos poucos fui achando aquilo divertido e comecei a acrescentar quiabo, berinjela, beterraba...

Claro que ele às vezes torcia o nariz pras minhas gororobas. Mas fomos aprendendo juntos a preparar e a comer - eu AMO papinha kkkk!

Aos poucos a alimentação foi mudando e eu percebi que sou uma mãe bem liberal. Adoro que ele prove sabores novos, mesmo quando me dizem que "isso não é coisa pra criança"! Acho que essa história de batatinha e cenourinha é um tédio! Meu filho come bife com cebola e adora!

Quanto às besteiras, aqui em casa a gente não é muito chegado. Tentei adiar ao máximo o encontro dele com refrigerante - e quando ele provou, detestou! Mas de vez em quando toma um gole e se acha o máximo bebendo "colacola"! A gente vê que ele faz uma cara horrenda, mas bebe só pra se mostrar!

Chocolate tem sempre em casa e eu dou algumas vezes na semana. Biscoito também, danoninho, flans e danetes... Minha postura com relação a estas coisas é a seguinte: pode comer quando eu der. Não deixo uma caixa de bombons aberta em cima da mesa, mas ofereço de vez em quando e ele adora. Sem traumas.

Vejo outras meninas planejando cardápio e às vezes acho que sou muito desleixada! O que procuro fazer é observar o que o Tiago anda comendo e variar na medida do possível. Se comeu ovo hoje, amanhã não come. Se comeu carne, amanhã tem franguinho ou peixe. Compro legumes e frutas variados e vou oferecendo cada dia um ou dois.

Quando ele fica mais chatinho, invento sopas, árvores de brócolis, carinhas desenhadas com tomates picadinhos e até uma sobremesa surpresa para motivar. Aqui em casa tem chantagem alimentar sim, confesso! Mas sem traumas. Afinal, quem é que não gostaria de comer tudo e depois ganhar de brinde um pratinho com um desenho todo feito de confeti? Rsrsrsrsrs!!

Nós também vamos ao McDonald's sem medo e o Tiago ama as batatinhas. Aí entra outra postura nossa: radicalismo só provoca atração pelo proibido. Se eu disser que ele nunca vai comer aquelas coisas, mais tarde ele vai ficar viciado nelas, de tanto pensar!

Em vez disso, tratamos o junk food como coisas gostosas que a gente come de vez em quando, quando sai pra se divertir e passear. Não comemos todo dia, porque é comida de passeio e não "refeição". Foi assim com a gente quando era pequeno e funcionou muito bem!

Graças a Deus, preciso dizer que tenho uma ajudante excelente em casa. Só assim é possível variar o cardápio e oferecer coisas gostosas que fazem bem - e as que não fazem bem também!

Acredito que precisamos conhecer todos os sabores, para que depois, sabendo o bem e o mal que cada comida faz, possamos escolher o que é melhor para nosso corpo.

Tiago está formando seu paladar e esta experiência é sempre bem prazerosa pra ele - depois vamos ensinar nosso filhote a SELECIONAR.

Ah! Só mais uma coisinha: aqui em casa tem sempre papinha Nestlê! Desde novinho o Tiago AMA todas elas. Eu acho que as salgadas têm cheiro de sardinha velha... Mas ele adora! Considero os potinhos como o meu "porto seguro". Quando não tem comida nova em casa ou eu estou sem tempo / saco de preparar algo fresquinho, lá vai potinho! Quando a gente está na estrada ou na praia e não sabe muito bem a procedência da comida, lá vai potinho! Até quando vamos sair, pra um restaurante ou pra casa de alguém. Tiago tem seus horários e pode muito bem manter sua rotina nestas ocasiões - com os benditos potinhos!

E a última - prometo! - consideração é sobre a água. Fico abismada quando vejo crianças que bebem suco, refrigerante, chá... Mas não bebem uma gota de água! Acho que isso é porque na minha família sempre fomos estimulados a beber água. Não consigo viver sem!

E nós trabalhamos isso no Tiago desde cedo. Hoje ele PEDE água várias vezes por dia - e eu faço questão de ter sempre à mão uma garrafinha e ir oferecendo de tempos em tempos, mesmo que ele beba só um gole. Água é hábito. E nosso pequeno já adquiriu este hábito - graças à mãe pentelha aqui!!

Bom, meninas, agora chega, né?

Prometo passar uns dois meses sem dizer nada kkkkk!!

Aliás, mentira! Claro que vou passar aqui domingo que vem pra deixar um beijo pelo NOSSO dia!!!

Boa semana pra todas e pros seus filhotes também!