terça-feira, 8 de julho de 2008

Amamentar - Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é....

Luca nasceu miudinho, com 2,770kg e, já no hospital, percebi que amamentar era MUITO MAIS DIFÍCIL do que eu achava... Ele chorava, eu não me entendia com absolutamente nada... meu peito virando uma pedra, ocitocina a torto e a direito pro leite descer, lansinoh a cada piscada de olho e MUITO PEDIDO DE SOCORRO pras enfermeiras de plantão! Tudo "mediamente" controlado enquanto estávamos no hospital... pq em casa...
Em casa a briga vira de "cachorro grande", malandro! É vc e vc contra mil dúvidas, mil tentativas e mil erros e mil tudo! Como não poderia ser diferente (???), meu filho que já saiu do hospital com 2,600kg, perdeu ainda mais peso e chegou a menos de 2,5kg . Essa foi a primeira vez que pensei em desistir! Mas, tanto meu pediatra como minha gineco, me incentivaram a continuar tentando... e foi o que eu fiz!

Pra começo de conversa, tinha que amamentar a cada 2 horas, estivesse ele dormindo ou não! Ele precisava ultrapassar a barreira dos 3 kgs... Logo na seqüência, descobri um refluxo tenebroso! Meu filho não golfava como a maioria das crianças que tem refluxo... era pior! Ele, chorava de fome, eu colocava ele no meu peito e - plim!! - 5 minutos depois ele estava aos berrosss... o leite ficava subindo e descendo e a queimação torturava o meu bichinho! Fora isso, todo aquele estresse de peito rachado (lansinoh foi maravilhoso! recomendo MUITO, pq ele não precisa ser removido antes de vc dar de mamar!), noites sem conseguir dormir, cólicas (sim... anda tinham as malditas cólicas) e afins! Outro problema que five foi com as tão faladas conchas de silicone que todo mundo ama! EU AS ODEIOOOOOO. Depois que passei a usar, o bico do meu peito virou uma grande bola e aí mesmo que o que já era mega-power difícil, virou um suplício! Não cabia na boca do menininho! e doía mais que tudo! Tive que apelas pros bicos de silicone que a Jô já postou aqui em baixo.


No meio desse caminho todo, muita vontade de seguir amamentando meu filho.. mas muita vontade de desistir também! Toda vez que saía de casa pra ir ao pediatra, já ia com o discurso pronto pra pedir complemento, mas ao ver o quanto ele tava engordando e bem... desistia! Seguia eu na minha tal da "escravidão branca"... a rotina era: 5 minutos antes das mamadas, dar milanta pra criança... amamentar (naquela de salve-se quem puder!) ... trocar... esperar por mais de 40 minutos pra ele arrotar (quando arrotava!) ... colocar pra dormir e já ter que acordar de novo em menos de meia hora! Tá bom pra vc?!? Parecia o inferno? Talvez.. mas mesmo no meio desse furacão, não consegui enxergar o paraíso numa lata de Nan.
Um belo dia uma amiga me indicou as amigas do peito pq achava que mais meia dificuldade e eu sucumbiria a mamadeira! Realmente foi aí que tudo começou a clarear! Até uma enfermeira do Fernandes Figueira veio me dar um workshop...


Foi suado, doído, mas o tempo passou e ele melhora tudo. Depois do terceiro mês eu pude entender o que tantas mães falam quando dizem que amamentar é simplesmente MARAVILHOSO! Sem dores, sem bicos rachados, só prazer! Pleno! Sem dúvida nenhuma, amamentar meu filho foi meu maior ato de bravura! Pensei um milhão de vezes em desistir, mas consegui amamentar até os 6 meses e meio. E quando o Luca me "largou", eu que vivia pensando que sentiria um alívio imenso, sofri... chorei... queria mais!!

E, se depois disso tudo, minhas dicas preciosas são: - Lansinoh no peito! Mesmo antes do neném nascer!
- Ocitocina! Ajuda o leite a descer!
- Medela! Eu sei que é caro, mas vale a pena!!! Eu "ordenhava" meu leite e dava o meu próprio leite como complemento pro meu filho... só que em vez de usar copinhos e afins, dava na sonda... ele mamava do meu peito e ganhava um "jatinho" extra de brinde!
- amigas do peito! Devore o site! Ligue pra elas! Se console!
- MUITA VONTADE de amamentar! Pq mesmo com muita vontade, amamentar pode ser muito difícil!

7 comentários:

Jo disse...

Kika,
eu ja tinha ouvido falar dessa pomada.. na proxima gravidez vou experimentar!
Alias, LOGO, teremos barrigudas por aqui rs... Se anima?

Essa turma do "amigas do peito" é shoe de bola.. otima dica.. tinha me esquecido.. como nao moro no rio mais... fiquei de fora!

Ainda estou triste com a filha da sua amiga.. :( nao consigo parar de pensar... droga!

beijos

Anônimo disse...

O QUE É MEDELA?
OS POSTS AQUI SÃO ÓTIMOS MAS ALGUMAS COISAS NÃO SEI O QUÉ SÃO!
BJKS

Anônimo disse...

vim retribui a visitinha da jo no meu blogitcho. muito fofucho o layout. da hora!!!!!!!!!!!!!!!!
beijinhos meninas!!!!!!!!!!!1

Bia® disse...

Linda foto.

Acho realmente que tudo depende de cada uma né?
Pq nem Lansinoh no meu caso deu jeito.
Ocitocina eu só ouvia falar nos momentos de despero enquanto via meu leite secar.

Mas o que seria Medela?
Nunca sequer ouvi falar.

E cada dia que passar eu concordo mais e mais com "amamentar é um ato de bravura!".

Anônimo disse...


Li TODOS OS POSTS desse blog! Amei amiga! Tá ficando demais de legal! Você sabe dos meus planos de barriga, né? Dentro em breve quem sabe não poderei dar umas dicas por aqui também?!?!?
Vou enviar pras amigas que são mães! Parabens por mais esta iniciativa! Abraços e saudades da amiga que esta longe,
Barbara

Anônimo disse...

Que graça de menino! Benza Deus!
Cantinho lindo esse aki!

Anônimo disse...

Kika,

Me vi em vc agora. Sinceramente, para mim foi tudo igual. Com a diferença que aos quatro meses e meio eu desisti. Não consegui ultrapassar essa barreira da dor para o prazer. Parabéns!
Vc me lembrou bem das conchas de silicone. Para mim tb foram ruins. Meio peito virou isso que vc descreveu: não cabia na boca da menina! Sem falar que quando conseguia deitar derramava leite em tudo. kkkkk
Fico feliz que exista vida após a dor inicial de mamentar. Nas duas eu ainda não consegui, mas quem sabe na terceira?
beijos