terça-feira, 8 de julho de 2008

Plantão Informa - Mastite


O que é mastite?


A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece com maior freqüência no pós-parto, principalmente na primeira gestação. A mastite pode ocorrer em uma mama ou nas duas e as características são mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes.


A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos. Para isso, a mãe deve retirar o leite que sobrar no peito depois que a criança mamar. Uma boa maneira de fazer isso é massageando os seios no chuveiro quente. “Para retirar o leite excedente, a mãe deve fazer uma massagem prévia na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’”, ensina a Dra. Maria José.


A retirada do leite deve ser feita manualmente, porém, algumas mães preferem utilizar a bombinha. “Muitas mulheres têm dificuldade de fazer essa auto massagem, às vezes até por problemas culturais”, conta a pediatra. Nesses casos, ela recomenda o uso das bombinhas com muita cautela para não aumentar os traumas mamilares.


O tratamento da mastite é feito normalmente com antiinflamatórios, antibióticos e compressas quentes. Que deverá ser indicado exclusivamente pelo médico que acompanha a mamãe e o bebê.


Um comentário:

Anônimo disse...

Mastite DOI MUITO!!!!!!!!!!!!!!!!