quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Como reinventar o tempo

Ter crianças em casa em dia de chuva é realmente tarefa para malabarista, pois você terá que realizar muitas tarefas em casa e ainda distrair os pequenos.

Eu moro em uma casa e dias chuvosos requerem muita habilidade e dedicação. Criei algumas rotinas. Temos uma caixinha com muitas tintas e pincéis de variados tamanhos. Junto papel branco, ou revista, ou cartazes. Junto também garrafas de plástico, potes de Nescau, Neston, caixa longavida... Um monte de lixo ou material reciclável.

Também compro em lojas de festas infantis alguns itens do tipo, caixa de bolinha de sabão (compro em caixa porque fica mais barato), língua de sogra, balões.

Aí organizo a bagunça.
Cada dia e hora é um tipo de atividade. Tem dia que é pintar caixas de leite de vermelho e rosa. Tem dia que a cor é livre. Tem dia que é pintar papel, outros pintar revistas.

Recortar também vale. Colar também.

E agora com o Mister Maker ficou até mais fácil brincar de tudo isso (pra quem não conhece é um programa do Discovery Kids que ensina essas brincadeiras de colagens)

Ah! Eu guardo também o miolo do papel higiênico. Depois elas pintam e a gente cola dois juntos e um barbante e vira um lindo binóculo colorido e personalizado!

Quando elas pintam papel eu penduro na parede da varanda e vira uma exposição. Fica em cartaz por 1 semana.

Estou pensando em comprar aqueles bonecos de gesso e começar uma nova etapa.

Esses dias eu e a Nina confeccionamos um livro. Ela ilustrou e ditou a história e eu a escrevi. Ela dobrou as folhas e eu grampeei. Ficou muito legal. Ela apresentou para os coleguinhas do colégio.
Quando a Ciça era pequena a Nina pintava as garrafinhas de água e a tampa da mesma cor e a brincadeira era depois de seca, claro, a Ciça encontrar a tampa da mesma cor e conseguir encaixar. É uma ótima atividade para bebês, pois desenvolve bastante.

Além disso tudo, a gente brinca de recortar pessoas nas revistas e inventar histórias com elas.
No Natal do ano passado eu comprei um brinquedo da nossa época que chama-se Engenheiro. E temos também muitos fantoches em casa. Essa brincadeira é bem legal. As meninas montam o castelo como querem e vira cenário para os fantoches. Eu vou questionando sobre o que elas querem na história e vou inventando.




Em casa temos também muitos instrumentos musicais. Dependendo da minha animação tem vezes que a gente coloca fundo musical de teclado, flauta ou violão.

Tem vezes que só mexer com os instrumentos já é a brincadeira. Como eu normalmente não deixo mexer, na hora que eu deixo vira festa.

Os potes e Nescau viram tudo que é coisa: porta-jóia, porta-coisas, porta-xiquinha de cabelo...
Ah! As caixas de leite Tb viram fantoches lindos!

A dica é: boa vontade e criatividade. Aqui em Brasília chove pouco e estamos começando a estação chuvosa!

2 comentários:

Fernanda disse...

Aqui onde moro quando não é muita chuva é muito calor então to craque em reinventar o tempo rs
Sempre digo que pra ser mãe tem que ter criatividade rs.

Kika Bastos disse...

eu ainda não passo por isso, né.. mas esse moço mr maker vai me ajudar MUITO! pq eu sou uma negação para habilidades manuais!
bjs Fê!