terça-feira, 29 de março de 2011

Blablabla da mãe Joana....

Eu e o Gu viemos de familias católicas não praticantes.

Somos batizados.

Batizamos nossos filhos.

Mas não temos como rotina ir a igreja, ler a bíblia, nem passar ensinamentos religiosos para nossos pequenos...


Respeito quem faz isso, sejam católicos, evangélicos, judeus, espiritas, protestantes, pagãos, budistas ou qualquer outra religião que busque uma explicação para as perguntas "de onde viemos, porque estamos aqui, qual a nossa missao, e etc...."


Particularmente, tenho como MINHA RELIGIÃO, praticar o bem... E faço isso de coração, de preferencia com as pessoas próximas a mim...


Não escolho fazer o bem com base em classe social, cor, idade nem qualquer outra divisão baseada num pre-julgamento ou num pre-conceito que nossa sociedade esta habituada a usar pra separar "pessoas" em "grupos".


Faço o bem, pra quem precisa!

Dou roupa a quem não tem o que vestir, comida a quem não tem o que comer, atenção e palavras pra quem não sabe por onde comecar a dar a volta por cima...


Esse "blablabla" inicial serviu somente como introdução ao texto sobre o tema da semana... Afinal, vocês precisam me conhecer melhor, pra entender o porque no caso do natal e da pascoa, não tenho nenhuma posição forte sobre o assunto!!!


Não cultivo, nem destruo essas figuras mitologicas que meu filho, hoje com 4 anos, ainda acredita... deixo ele seguir com base no que o grupo que ele esta inserido, prega...


Não quero ele na escolinha dizendo pros amiginhos "minha mãe disse que papai noel não existe" ou "coelho não poe ovo de chocolate, é meu pai que compra no supermercado..."


Procuro respeitar, a forma como os outros lidam com essas datas, e acho que isso é o principal!!! Sei muito bem o significado da páscoa e do natal, dentro do catolicismo.... e sei tambem o significado delas na sociedade consumista CHEIA de datas comemorativas COMERCIAIS que nos vivemos....


Tento ter parcimônia... não entupir meu filho de ovos de chocolate nem de presentes caros no natal... mas isso, mais pelos VALORES que estou tentando ensinar do que pelo VALOR ($$$) das coisas em si!!!


Vou tentar buscar informacoes sobre as datas pra postar aqui textos com base cientifica e religiosa, eh sempre bom a gente conhecer e pesquisar culturas e religoes pra poder defender o que acreditamos ne?


Uma breve restrospectiva em fotos, da pascoa e do natal, desde que somos "UMA FAMILIA"!!!

NATAL DE 2006 João nasceu 1 semana antes....e junto com ele, nasceu uma mãe, um pai, algumas avós e a nossa familia!


NATAL de 2007 - motorizado com a tia bruna! mas sem "papai noel"


NATAL DE 2008 - Continua a paixao por carrinhos com a Tia EvelynTambem, sem "papai noel"


PASCOA de 2009 - Fantasiado de coelho, procurando os ovinhos escondidos no jardim!!!


NATAL de 2009 - "Papai Noel" finalmente deu as caras!!! Obrigada Dindo Julinho!!! Felipe a caminho na minha barriga


PASCOA 2010 - Quem trouxe os ovos não foi o coelhinho... e sim o IRMÃOZINHO


NATAL de 2010 - Entrando na fase do DSi... "papai noel" é AMIGÃO do Vovô Jorge... sabe? rsss


em 2011 voltaremos pro COELHINHO!!! afinal, Felipe tem que procurar os ovinhos no jardim tambem ne???


Beijossss Jô


Um comentário:

Unknown disse...

Me identifiquei muito com seu texto, Jo. A gente não pára pra refletir muito sobre estas coisas, mas a verdade é que "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais..." rsrsrsrsrs!!

Estamos começando agora esta loucura de desenhar os mitos e as verdades no mundinho do Tiago. Vou escrever sobre isso aqui no Papo... Lá vem filosofia de buteco!!

Beijocas!