segunda-feira, 7 de julho de 2008

3 meses amamentando - JURO QUE TENTEI!

Não foi por falta de boa vontade, eu JURO!

Li muito sobre amamentação , e tinha uma única certeza: Eu tentaria!

Mentira falar que eu "esquecia" relatos de dor... mas tentei "preparar o bico" de todas as formas que me aconselhavam...

Pegava sol sem sutiã, passava "buchinha" durante o banho, as vezes até o "banho de luz" com o abajour eu fazia...

Mas não teve acordo!!!

Ainda na maternidade, João não pegava o bico de jeito nenhum!!! Na segunda noite fomos obrigados a apelar para "o complemento" porque ele não parava de chorar de fome...

"o complemento" leia-se, um copinho mini, com 30 ml de NAN...

"- não use mamadeira, senão ele não pega no peito mesmo!" era o que eu ouvia...

Acho que o que mais me estressava era a insistência da enfermeira com o: "você tem que amamentar"... algumas vezes, vi ela pegando meu peito como se fosse uma bexiga, apertando, e enfiando na boca do meu pequeno... claro que aquilo não podia dar certo! Quem estava confortável daquele jeito?!? Nem ele, nem eu, CERTAMENTE!!!

Um dia gritei "PARA!", "se ele quiser pegar meu peito e mamar, otimo, estou aqui, senão... paciência..." e continuei tentando do meu jeito... sem forçar a barra... quando em casa já ele finalmente pegou... AHHH SE PEGOU!!!

Lembro até hoje do que eu senti... Peço desculpas a quem acha que amamentar é uma delicia.. mas pra mim, foi só DOR, DOR, DOR!!

E antes que me bombardeiem... sim, ele estava pegando direito, com boca de peixinho e tudo mais que "explicam" por ai... mas não posso chamar a experiencia de prazeirosa..

Eu sentia tanta dor, que tinha vontade de chorar so de pensar... e muitas vezes, até sangue saia (e a golfada em seguida parecia mais um "danoninho de morango coalhado".. uma mistura de leite com sangue golfado... "DILICIA!")

Consegui, com muito heroísmo, amamentar por 3 meses... e como nunca era suficiente, o tal do "complemento" era dado em paralelo... um belo dia ele fez careta, fechou a boca e nao quis mais... eu podia morrer de remorso, mas dentro de mim, estava dando pulos de felicidade!!!

Outros detalhes que foram relevantes:

1) A mamada no peito demorava quase 1 hora e vinte minutos, enquanto a mamada do complemento, no copinho demorava 15 minutos!!! (pasme!! quem quer acordar 2 ou 3 vezes de madrugada e ficar uma hora e vinte minutos dormindo em pe?!? Alias, a mamada noturna foi a primeira a ser totalmente substituida pelo complemento... ja que era muito mais rapido!)

2) nos 3 meses que eu amamentei, nao pude confirmar os beneficios referentes ao meu peso... gordinha estava, gordinha continuei (alias, essa eh uma luta que ainda tenho... 1 ano e 6 meses depois...)

3) Para "otimizar" o processo, uma noite, por volta das 3 da manhã, enquanto eu sofria com meu filho mamando em um peito, meu marido pegou uma bombinha de tirar leite, e comecou a "ordenhar" o outro peito pra dar leite materno no copinho pro Joao (ja que era mais rapido!)... juro, naquela noite eu quis soca-lo! (o marido! não o filho, coitado...)

4) Joao as vezes dormia no meio do processo... eu ali, 100% a disposição dele, louca pra acabar logo, e ele "curtindo cada segundo" e ainda fazendo longas pausas... definitivamente, o processo não era pra mim!

Isso significa que so "contra"? ou que não irei amamentar meus próximos filhos?

NÃO! de forma NENHUMA!

Sou 100% a favor da amamentação, acho que todas as mães devem dar o melhor de si no processo, quero tentar de novo com meu segundo, terceiro e quarto filho... e tenho MUITO ORGULHO das amigas que conseguem amamentar ate 1 ano ou mais... Parabens! Heroínas pra mim como as que topam um parto normal!

Mas não me sinto culpada.. não me sinto menos mãe... não me sinto menos dedicada... carinhosa... Acho que um grande erro é a pressão que toda a sociedade coloca, e em pré-conceitos que criam tentando enquadrar todas as mães em duas categorias as "boas" e as "não tão boas"...

Mais uma vez defendo... o que é melhor pra um, nem sempre é pra outro... e viva a diversidade!


7 comentários:

Bia® disse...

J� na boa?
T� contigo e n�o abro.
Esse tema me causa arrepio at� hj, vou falar nele no meu blog tbm.
Eu senti dor tbm, fiz de td e mais um pouco, me senti culpada, chorei, mas o que eu poderia fazer?

Cada um com seu cada um e deixa o cada um dos outros.

Pelo menos vc fez a sua parte, vc tentou...
Tbm acho que � uma mentirinha b�sica essa coisa de ajudar a perder peso, acho que nem rola.

Sem falar nessas mamadas da madruga, ai que o olho pesa.

Eu acho que no pr�ximo a gente vai mais adiante, � mta experi�ncia...rs
Bjs

FLohn disse...

Jô,

Você foi uma guerreira! A culpa é permanente, nossa cabeça é que tem que estar bem para tomarmos as melhores decisões.

Beijos

Lele disse...

Jô, q guerreira vc foi!
Acredite em mim, ninguem tem nada q se preocupar com a sua vida e afinal de contas vc conseguiu...
Qd tiver tempo, olhe as fotos do casamento do meu blog q por sinal vcs nem viram.
Quero a opiniao de vcs!
Bjss

Fernanda disse...

Jô,
amamentar, para mim, foi fácil, fácil! Até hoje agradeço ao bom Deus e á mãe Natureza, porque tinha bicos formados, o leite saiu a jorros, não encaroçou, amamentei sem necessitar dar suplemento e pelo tempo que quis! Ao Duarte até aos 9 meses ( porque entretanto fui trabalhar) e à Letícia até aos 13 meses ( o último foi para fazer o desmame gradual/, sem precisar de tomar comprimidos para secar). Não há leite melhor, está sempre á temperatura certa, em todo o lugar! Enquanto as crianças amamentavam eu lia revistas ou via tv e jamais esquecerei as nossas trocas de olhares, nesses momentos, a complicidade gerada, que acredito nos marcou para todo o sempre.
Não fiquei com estrias, porém confesso, o peito ficou um pouco caido, mas nada que um bom soutiã não levante! E quando uso algum decote garanto que não passo indiferente!
Beijos e uma boa semana!

Sam e Sam disse...

ihhh, jo..
eu não tenho vergonha não!!!
boto o peitao pra fora e era isso!!!o q importa é o samuel..
claro q tenho limites né.. hj em dia ele mama 3 vezes por dia.. apos o almoço, na saida da creche e apos a janta....

mas sei q certa pessoas não gostam....tenho uma "parente" que tapa os olhos do marido !!! doida!!! hehehehhe... e os primos do gui ficam todos constrangidos hehehhee.. familia de alemão é conservadora!!!

Anônimo disse...

NEM PARECE O JOÂO NESSA FOTO!!!
QUEM DIRIA QUE ELE IA VIRAR UM ALEMÃOZINHO?!?
BEIJOCAS DA TIA!

Anônimo disse...


Voce só inventa moda, não?


Recebi seu e-mail e vim logo ver o que você estava aprontando!


Menina, que mãezona hein!!!

Beeem legal!


se cuida!