quinta-feira, 10 de julho de 2008

Plantão - Medela

Nunca é demais sublinhar que o leite materno é o alimento natural, e melhor, para o bebê, oferecendo-lhe todos os nutrientes de que necessita para um desenvolvimento harmonioso.

A par da amamentação, a mãe poderá igualmente extrair o leite por meio de uma bomba manual ou eléctrica. Existem vários modelos no mercado, bombas eléctricas e manuais.


E a MEDELA é uma delas.


Podemos de 3 em 3 horas sentar confortavelmente para extrair leite e aliviar a pressão dos seios . Aliás, há quem defenda que, para uma melhor extracção de leite, a mãe poderá fazer uma massagem no peito e ver fotografias do bebê.


De um modo geral, antes de colocarmos a copa da bomba sobre o nosso seio, podemos humedecê-la ligeiramente para que a aderência seja mais eficaz. O tempo de extracção não deverá ultrapassar os 20 a 30 minutos para cada seio.


No que diz respeito à lavagem dos componentes não-eléctricos da bomba, podemos enxaguá-los muito bem depois de uma lavagem cuidadosa, com recurso a um escovilhão.


O leite pode ser conservado na geladeira durante vinte e quatro horas, em frasco, saquetas ou biberon de plástico esterilizado. Se optarmos por congelar o leite, podemos contar com um prazo de conservação de 2 semanas e se o congelador atingir os 18º negativos, esse prazo ascende aos 6 meses, desde que conservado dentro de uma caixa com tampa hermética para que se mantenha isolado dos outros alimentos.


Em todas as embalagens devem ser colocados rótulos autocolantes com a data da conservação, o que possibilita que vamos descongelando sempre o leite mais antigo.Nunca deveremos misturar leites e, quando for a altura de consumir o leite materno, poderemos aquecê-lo num termo eléctrico ou em banho-maria.


O leite materno não deverá ser aquecido no microondas pois as suas características imunológicas são drasticamente alteradas.

5 comentários:

Jo disse...

Pra mim foi bomba manual mesmo!
rs...
mas mesmo assim nao resolveu tanto!

Anônimo disse...

"O leite materno não deverá ser aquecido no microondas pois as suas características imunológicas são drasticamente alteradas."


Gennnte eu tenho uma neura com microondas. Gabriella não come nada que venha dele nao sei se sou exagerada mas sei lá rs adorei a dica.


Jo: um clube da dieta seria óóótimo! uma incentivando e puxando a orelha da outra rs


Beiiijos

Bia® disse...

Papo de Mãe tbm é informação.
Eu nunca tinha ouvido falar de Medela, é como se fosse uma Bombinha mais "esquematizada".
É uma elétrica-manual? *rs

Anônimo disse...

Medela, eu usei!!!!

Isso mesmo gente. Foi a minha salvação.
No início tentei ordenhar com a mão mesmo, era legal. Mas demorava tanto. Começava e terminava a novela das oito. Já tinha terminado o Big Brother e nada de eu terminar de tirar o leite.
Aí eu resolvi comprar a Medela. Uma beleza. 5 minutos em cada peito e vc tem um vidro de maionese esterilizado pela metade, ao menos.
Foi ótimo porque pude guardar bastante leite e mesmo depois que não dava mais o peito continuei dando leite materno para a pequena.

Inclusive ele está lá em casa sem função. Alguma idéia?

Jo disse...

Vamos fazer um cantinho de compra e venda de brinquedos e apetrechos?
Tantas coisas em OTIMO estado que temos... e nao sabemos o que fazer... que tal?