sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Imunizar os pequenos!

Ok! Eu sei que são muito importantes.

"Doenças imunoevitáveis causam mais de dois milhões de mortes por ano, das quais, aproximadamente 1,4 milhão são de crianças menores de 5 anos de idade. Embora tenham sido empreendidos enormes esforços no mundo todo para aumentar a cobertura de vacinação, ainda há melhorias a serem feitas. Tragicamente, as crianças mais pobres também estão em desvantagem quando se trata de imunização. As crianças mais ricas têm probabilidade duas vezes maior de receber vacinas contra sarampo do que as crianças das famílias 20% mais pobres no Azerbaijão, no Chade, em Níger, na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, e no norte do Sudão. " Fonte: http://www.unicef.org/brazil/sowc06/cap2-dest2.htm
Mas eu sempre odiei o dia de levar pra vacina. Sem falar no sofrimento que é segurar nossos pequenos para que alguém enfie uma agulha neles.

A primeira filha foi mais organizado, não deixava atrasar nada. Morria de medo de algo que pudesse acontesse com ela.

Dava as vacinas do posto e as particulares. No posto eu sempre fui muito mal atendida e não gostava do ambiente. Elas seguravam a Nina como se fosse um saco de batatas e eu saía de lá querendo bater na enfermeira. Decidi então que economizaria nas bolsas e sapatos e daria todas as vacinas particulares. E assim tem sido.

São caras? Sim, não são nada baratas. Mas, graças a Deus, tenho condições de pagar. E eu que atraso muito, quando vou sempre dá mais de R$ 500,00. E tem o fato de as vacinas serem concentradas para serem aplicadas nos primeiros 24 meses. Ou seja, depois não tem mais esse gasto.

Mas a segunda vou logo dizendo, está com TODAS as vacinas atrasadas. Não tenho vergonha nenhuma disso e explico o que acontece lá em casa.

Minhas duas filhas são intolerantes à lactose e viviam (já estão praticamente curadas) com o nariz escorrendo, depois vinha a tosse por conta do volume de catarro descendo pela garganta e depois vinha a bronquite, que algumas vezes chegou na pneumonia.

De agosto do ano passado para cá que eu encontrei uma Santa que se chama Dra. Fernanda Marcelino, alergista, que iniciou o tratamento delas e hoje elas estão bem melhores.

Mas o ano passado eu não tive uma semana de trégua. Elas estavam sempre doentes e por isso não podiam tomar a vacina, pois deveriam estar em ótimas condições de saúde para poderem ser aplicadas.

Nisso, passou o ano e a mais nova ficou com todas as vacinas atrasadas. Sei que ela está correndo risco, mas sei também que esses riscos não são os piores do mundo. Algumas vacinas ela já tomou e no mês passado, mas o que aconteceu? Ela ficou mal, ficou febril, nariz escorreu, tosse. Quase entrei em pânico.

Essa semana eu já deveria ter voltado para dar novas vacinas, mas estou com medo de dar e ela adoecer novamente. Estou quase em desespero, mas quem sabe até semana que vem eu tomo uma atitude e levo-a para vacinar.

Sites que eu indico:

http://www.apifarma.pt/uploads/Congresso%20Internacional%20de%20Doen%C3%A7as%20Infecciosas.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2008000500013&lng=&nrm=iso&tlng=

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Fê.. pelo amor que vc tem às suas filhas.. deixe imediatamente as vacinas ddelas em dia... vc não tem noção do risco que está correndo... meninaaa paralisia infatil taí!!! e deixa consequências sérissimas.