quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aí vamos nós encarar mais uma etapa do SER Mãe!!!!!! Amo muito tudo isso......

Parece piegas, mas a educação para mim é a maior herança que podemos deixar a nossos filhos. Por isso quando me decidi (em que escola colocaria Maria Fernanda), pensei no conteúdo pedagógico. Gosto do Construtivismo, mas não daquele aplicado de maneira ortodoxa. Quero deixar claro que não estou falando de escolas “colcha de retalhos”, aquelas que quando perguntamos a metodologia dizem: - Ah, de tudo um pouco! Dessas eu fujo !!!!!

Estou falando destas escolas Construtivistas que não pararam no tempo, tiveram seus “mentores” (Piaget e Vygotsky), que são a gênese da metodologia, mas que conseguem contextualizar a teoria para o nosso mundo, no qual os estímulos são outros, os pais diferentes enfim, o mundo é cíclico e dinâmico.

Bom, outro fator importante para mim é que a escola seja uma extensão da minha casa, tem que haver coerência, a escola para mim não está no topo da pirâmide da educação. Acho que nós pais estamos no topo e a escola é uma grande auxiliadora, uma espécie de consultora, pois ela tem especialistas, muitas vezes estes têm mais experiência que a gente em determinados assuntos e podem nos auxiliar, mas insisto, dentro daquilo que nós pais/família acreditamos.

Para encerrar, embora ache que esse assunto ainda tem muito “pano para manga”, é legal pensar que cada um é um, temos perfis diferentes. Então muitas vezes uma escola pode ser super legal para uma criança, e não ser para outra.

Dani Marques

Nenhum comentário: