sábado, 19 de fevereiro de 2011

Escolhendo também se aprende

Olá meninas,

Sempre fui uma pessoa muito aberta a novidades, como típica aquariana que sou, não gosto de nada retrógrado e conservador.

Ainda na Faculdade tive contato com a Pedagogia Waldorf, fiquei encantada, ainda não tinha filhos, mas o desejo de colocá-los em um colégio com tais ideais me entusiasmava e muito.

Infelizmente na prática constatei que a teoria não funcionava muito, a Ana Clara chegou a fazer adaptação numa escola de Campinas, era tudo muito lindo, mas fora da minha realidade.

Gosto de orgânicos, sou adepta aqui em casa, mas não 100%, até mesmo porque é muito caro e é maravilhoso hoje em dia podermos ter todas as verduras e frutas sendo produzidas o ano todo, isso é fantástico!

Acredito que criança deva brincar mais e ficar menos tempo em frente à televisão e ao computador, porém não 100%, pois também existem ótimos programas de televisão e ótimos jogos de computador que estimulam e muito o aprendizado. Só é preciso ter coerência, disciplina e vigia. Bons pais sabem fazer isso.

Acredito que meus filhos devam aproveitar o máximo sua infância, não gosto da idéia de uma alfabetização precoce e da apelação ao consumismo, mas fico encantada ao ver minha filha se deliciando com a descoberta das letras, me perguntando quais são, querendo aprender a escrever seu nome, o meu, do pai, do irmão, eu te amo...

Na vida tento sempre encontrar o meio termo, o equilíbrio, a pré-escola escolhida por mim e meu marido para a Ana Clara nos passou isso, queríamos uma extensão de nossa casa, um lugar aconchegante, com uma boa área verde, profissionais carinhosos e capacitados, uma cozinha onde fosse feito o lanche do dia a dia, um lugar onde se conhecesse e se respeitasse desde o dono até a faxineira sem preconceitos. Enfim, um lugar onde ela pudesse brincar! Estamos felizes com a escolha e a Ana Clara também.

Hoje sei que não existe a escola perfeita, e olhando para trás, percebo que aprendi que o melhor pra minha filha é que ela tenha uma base sólida dentro de casa, tenha bons exemplos, saiba respeitar as pessoas, seja amada, protegida, que tenha limites, saiba quem manda, mas que também seja ouvida e respeitada, que ela perceba sempre através de nós seus pais que, podemos errar, mas que não é isso que importa, o que importa de verdade é aprendermos com nossos erros e recomeçarmos sempre, sem julgamentos, pois o que é bom pra mim pode não ser bom para o outro e o mais importante é não desistirmos nunca! Desta forma, independentemente da escola onde ela irá estudar, seu caráter estará formado, e no meio de muitos ela poderá fazer a diferença, sempre para o bem.

Por fim, para o ano que vem também aprendi que, escola tem que ser perto de casa, ainda mais quando se tem dois filhos... rsrs...

Beijo a todas,

Nenhum comentário: