terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Está chegando a nossa hora... E agora?

Olá, amigas!

Tudo bem?
Hoje eu passei aqui meio de abelhuda... Ainda não sei muita coisa sobre este tema, pois meu filhote ainda está agarrado no ninho, mesmo já tendo um ano e nove meses!

Mas eu não via a hora de passar de LEITORA a ESCRITORA deste espaço que acompanho desde antes de estar grávida! É uma alegria bem grande para mim! Eu lia todas aquelas mães sábias com seus pensamentos maduros e pensava: Nossa! Eu não sei nem trocar fralda!! E agora estou aqui, do alto da minha vasta experiência, pronta para palpitar sobre todos os assuntos - até os que ainda não vivenciamos!!

Bem, vamos lá. O que eu tenho para dizer é que minha opinião sobre a hora certa de ir para o colégio vem mudando bastante ao longo da minha maternidade. Eu mesma fui pra escola com quase quatro anos - e pensei que faria o mesmo com o meu piolhinho... Mas agora estou vendo o quanto ele PRECISA da escola. Na verdade, ele até está querendo ir! Ontem mesmo passamos na frente de uma escolinha aqui perto de casa e ele ficou com um olhinho comprido pras crianças que estavam lá dentro, todas enlameadas e suadas, gritando e correndo pra todo lado... Aí ele apontou e disse: "Cola!"... Tadinho!

Estou percebendo que, independente de ter muitas crianças por perto aqui no prédio - e de estar sendo muito bem cuidado e estimulado por mim e pela SANTA que trabalha aqui em casa - meu gatinho precisa avançar um estágio. Precisa de desafio, de um estímulo profissional.

Nós aqui percebemos o quanto ele é curioso e inteligente. Não estou querendo me gabar, mas ele já sabe todos os algarismos e até algumas letrinhas, além das cores e de vários modelos de carros! Imagine só quando tiver educadores explorando este potencial e o ajudando a progredir com sua fala e seu desenvolvimento psicomotor! Vai ser uma alegria para todos, principalmente para ele!!

Pra quem não entende do assunto, já falei pra chuchu, né? Só tem mais uma coisinha. Quanto à escolha da linha de ensino, minha opinião é bem parecida com a da Jo. Quero que meu filho brinque e seja feliz na escola. Mas não quero nada ALTERNATIVO demais, tipo escolinha onde a criança toma chá, faz o próprio pão integral e medita com os coleguinhas - isso existe! Juro!

O fato é que muito em breve meu filho terá de encarar provas, boletins, a dura realidade competitiva de uma escola. Então, se ele começar com algo muito diferente desta realidade, depois terá dificuldades para se adaptar à vida real. É o que eu penso.

Bem... Nossa ideia é matricular o mocinho no segundo semestre, quando ele já terá 2 anos e 3 meses. Vamos ver se eu resisto até lá!!

É um grande prazer estar aqui compartilhando com vocês os meus papos de mãe!

Beijo grande pra todas as mamães e leitoras!

Nanda Torres

Um comentário:

Jo disse...

Nanda,
criança precisa de criança!!! Você vai ver como o desenvolvimento dele vai dar um salto quando ele entrar numa escolinha!
Acho que na primeira fase, o mais importante é que seja um lugar seguro, com bons profissionais, e muito carinho aonde ela possa brincar feliz!!!! E ser estimulado sem que isso se torne um fardo!!!

Vc vai ver como sua rotina vai mudar depois que vcs derem esse primeiro passo!!!!

Beijos
Jo