domingo, 27 de fevereiro de 2011

Utopias de uma mãe

Quando penso em atividades para crianças, logo me vem em mente às histórias de minha mãe sobre sua infância. A vejo contando sobre como era bom tomar banho no rio com suas amigas e irmãos após a escola, era assim que aprendiam a nadar. Ela conta também que tem a musculatura das pernas firmes porque andava quilômetros e mais quilômetros de bicicleta ou a pé para ir até a escola e era ótimo, pois sempre iam numa turma e no meio do caminho paravam para “roubar” frutas do sítio do vizinho (as frutas do pomar do vizinho eram sempre mais saborosas!).

Fora as brincadeiras de pega-pega, quem consegue subir mais alto nas árvores, pula corda, corrida até o rio, carrinho de rolimã, pula sela, etc, etc, etc...

Gostaria que os extras para minhas crianças fossem assim, tão divertidos, tão leves, que até mesmo as obrigações lhes soassem como divertimento, pelo menos até os 7 anos. Pura Utopia!

A Ana Clara faz Balé, começou a um ano, em dezembro foi sua primeira apresentação, a mais linda em minha opinião, pois ela fazia parte da turminha Baby e cá entre nós, independentemente da beleza de qualquer idade, Baby é Baby e eles sempre roubarão a cena em qualquer apresentação. Eu, como mãe coruja que sou, quase morri do coração quando a vi entrar no palco... meu Deus quanta emoção! Chorei, confesso!

Quero colocá-la na Natação, já está na hora de aprender a nadar, toda vez que ela entra na piscina e começa bater as perninhas e tenta mergulhar, percebo sua imensa vontade de aprender. Só me falta tempo pra conseguir conciliar mais uma atividade entre as milhares que tenho, com uma criança de 5 anos e um bebe de cinco meses.

Mas pra mim sinceramente, não existe nada mais prioritário que o bem estar e a tranqüilidade de uma infância sem estresse. Esses dias fui acordá-la para ir ao Balé e ela me respondeu com a voz mole e com os olhinhos ainda fechados: - Mamãe, hoje não, estou muiiiito cansada!

- Mas filha, você acabou de acordar!

- Mas mamãe, ainda estou com sono... muiiiiito sono...

- Ok meu anjo, pode dormir!

E ao vê-la se aconchegar prazerosamente em sua cama e voltar a dormir pensei:

Aproveite meu anjo, pois daqui a algum tempo e para o resto de sua vida, você não terá mais esse privilégio com a maioria de seus compromissos.

Beijo grande,

Nenhum comentário: