segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tema: Meu nome é Mãe meu sobrenome é Culpa!

Lidar com a culpa é algo realmente complicado, toda mãe sonha em ser a Mãe Perfeita.

Já que a perfeição não existe, a culpa a substitui. Tudo bem, tudo bem, somos mulheres adultas, sei que deveríamos saber lidar com isso, porém na prática o resultado é esse, CULPA, CULPA, CULPA!

E se não nos culpamos pode ter certeza que sempre haverá alguém pra fazer isso pela gente, a sogra, a “mãe”, o marido, a amiga, a vizinha, a bisbilhoteira, a invejosa e por aí vai...

Toda vez que penso em culpa me lembro da primeira pergunta que o terapeuta faz quando você inicia uma sessão para resolver seus problemas mais íntimos: - Como é a sua relação com sua mãe? Aaaaaahhhhh!!!

Não posso afirmar, pois não sei como era ser mãe no século passado, se fui não me lembro, mas acredito que hoje em dia é muito mais difícil! Nossas cobranças são maiores, hoje a mulher trabalha, tem vários outros afazeres e a falta de tempo com os filhos é o principal motivo para que ela se culpe eternamente!

Essa afirmação pode não servir para todas, mas para maioria tenho certeza que sim. Mesmo aquelas que se julgam as super mães no fundo no fundo nos passam uma mensagem subliminar de insatisfação.

Afinal, como podemos lidar com esse fantasma e nos tornarmos pessoas mais leves, mais felizes, sem tanta cobrança, sem nos tornarmos omissas?

Boa semana a todas,

Beijo grande no coração,

Nenhum comentário: