terça-feira, 8 de julho de 2008

Plantão Informa - Posições para Amamentar e Outras Dicas

Deitada
Com travesseiro apoiando suas costas ou sua cabeça, apóie o bebê com o braço do lado da mama que está sendo oferecida.

Sentada
Coloque o bebê levemente apoiando por uma das pernas que pode estar protegida por uma almofada, estando esta perna apoiada sobre um pequeno calço (exemplo: um banquinho).

Posição invertida
Por exemplo: colocar o bebê para mamar na mama direita, com as pernas embaixo do braço direito da mãe, como quem carrega alguma coisa debaixo do braço.

"A cavalo"
Colocar o bebê com as pernas entrelaçando a cintura da mãe, apoiando-lhe as costas, deixando-o em pé a fim de que alcance a mama materna.

Na hora de dar o peito, lembre-se destes conselhos:

1) Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

2) Para dar de mamar procure um lugar da casa tranqüilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

3) Lave bem as mãos antes de cada mamada.

4) Não use álcool, água boricada ou qualquer outro produto para limpar as mamas, pois elas não precisam ser limpas entre as mamadas.

5) Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

6) Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.

7) Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.

8) Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

9) Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

10) Depois que o bebê arrotar, deite-o de lado ou de bruços, pois assim se evita que ele vomite e se asfixie com o vômito.

11) Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

12) Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.

O que fazer quando:

1) Ocorrer o engurgitamento mamário, ou seja, quando houver um acúmulo de leite nas mamas, ficando as mesmas com pontos endurecidos e doloridos, cheios de leite. Você deve retirar o leite com as mãos, conforme falamos anteriormente. Aperte com os dedos polegar e indicador a base da região areolar para a saída do leite. Faça também massagens leves, com as pontas dos dedos sobre os pontos endurecidos. O banho de sol e uso de bolsas de água quente (com muito cuidado para que não se queime) também ajuda.

2) Fissura ou rachadura dos mamilos (bicos das mamas): Não use pomadas, cremes ou outros medicamentos. Lave a região somente com água, não use sabonete. Procure tomar sol nas mamas descobertas, por 15 minutos, no máximo, diariamente entre 8 e 10 horas da manhã. Truque: coloque tampa plástica de refrigerante entre o bico e o sutiã. Tenha cuidado ao retirar o bebê da mama. Continue amamentando.

3) Se diminuir a produção de leite: Você deverá aumentar a quantidade de líquido que está tomando principalmente a água. Procure dormir mais e ficar mais tranqüila, isto é muito importante. Faça os exercícios de relaxamento que aprendeu com a equipe do pré-natal.

FONTE DO TEXTO: ESTAÇÃO DO BEBÊ

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Meninas. Cá cheguei por acaso, e gostei muito do blog de vocês. Tentarei vir mais vezes para aproveitar relatos e dicas. Estou grávida de 7 meses, e simplesmente adoro ler sobre o tema filhos. Espetacular!
abs,
Carlota

Unknown disse...

acho que p básico começa por aí mesmo, Jô... se INFORMAR!!! quando o Luca nasceu, eu sabia EXATAMENTE o que poderia acontecer, de bom e de ruim... por isso nao desisti!

Sam e Sam disse...

heheheh... eu dava mama e dou em todas as posições.. hj em dia até em pé... hehehe
dar tanta liberdade é um problema...as vezes o sam já chega com a boca aberta puxando blusa, me amassando..e eu tenho q colocar limite!!

gurias... esqueci de falar...psicologicamente pro bebe mamar ate tarde é ruim, segundo meu pediatra e psicologos.. pq cria uma insegurança, dependencia.. cedo ou tarde eles precisam saber que a mãe não é um mebro deles!!!