terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A escolha da escola :: 3 anos depois

Sempre fico um pouco dividida na hora de dar minha opinião sobre "como escolher a melhor escola", porque na verdade, acho que é uma decisão tão pessoal quanto o perfume que usamos! Meu melhor conselho é: escolha uma escola que tenha uma linha e um ritmo parecido com o da sua familia e principalmente do seu filho!

Se você faz parte de uma familia, com regras mais rígidas, tradicional, onde esta definido claramente "quem manda no pedaço", escolha uma escola onde a criança tenha regras bem definidas, uma grade mais classica, e profissionais que pensam e educam como você!

Se na sua família, a criança participa de todas as decisões, e palpita, e muitas vezes todos se dobram pra cobrir seus caprichos, certamente, uma escola mais liberal se encaixará melhor!!

Pra mim, o importante é: família e escola falarem a mesma língua! trabalharem juntos para o amadurecimento e a formação da criança como indivíduo!

Meu filho tem 4 anos, e nessa idade, a minha prioridade é o espaço que ele terá pra brincar, o carinho com que os profissionais lidam com ele, as atividades lúdicas e extras que vão estimular a criatividade e a curiosidade dele , alem de claro a segurança!

Estamos a 3 anos na mesma escolinha, e obviamente nem tudo são flores.... mas todos os pontos de divergencia que surgiram foram contornados, ou não tem, pra mim, uma relevância grande sobre a educação do João!

É uma escola bilingue, apesar de sentir que nessa fase, não faz a menor diferença dentro da realidade que tenho em casa, já que não somos uma família com mistura de nacionalidades, nem temos em nossos planos, longos períodos de moradia no exterior.

Com 4 anos, eu quero que meu filho BRINQUE!
quero que ele SEJA FELIZ e tenha uma turminha de amigos com um nível socio-economico parecido com o dele!!!

Faço questão de conhecer os pais dos amiguinhos do meu filho.... fazer programas juntos... participar de todas as festinhas... programar férias conjuntas.... porque penso que a participação dos pais nesse primeiro grupo que o filho é inserido, tras segurança para os nossos pequenos!!!

A três anos atrás, quando escolhemos a escola, fiz um post nesse mesmo blog, sobre esse mesmo tema! quem tiver curiosidade de saber o que eu pensava naquela epoca clique no link:

http://especialsermae.blogspot.com/2008/08/primeira-semana-do-meu-tigrinho.html

Beijos
Jo

2 comentários:

Unknown disse...

Jô, pra mi, essa é a decisão mais difícil e penosa pros pais! Eu amooooo a educação infantil do colégio que escolhi pro Luca, mas não sei se lá na frente seria forte o suficiente pra dar uma boa base pra ele... aí, penso em todos os "Santos" aqui do RJ e fico na dúvida se não seria escravizar "demais" dele, embora não conheça muitos alunos desses colégios que são infelizes...

Enfim, como ainda tenho mais 3 anos quase pela frente, sigo meu caminho pedindo que papai do céu me dê sereninade e sapiência na hora de fazer a escolha!

beijos!!!

Jo disse...

Ahhhh Kika... ano que vem ja preciso tomar essa decisão da escola "grande"... se eu morasse no Rio, não teria dúvidas, rsss
mas aqui em campinas ainda nao tenho certeza do que me encantará pelos proximos 10 anos de escola do meu filho!

E a pequenininha? vai pra creche quando? rsss

Beijos