sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Sra Roda dos Alimentos

Era uma vez uma senhora muito redondinha… esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.

Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da idéia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo:

- Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.

- Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.

- Sim – responderam todos os alimentos em coro.

De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…

A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…

As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…

A massa, o arroz, o pão, outro grupo…

O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…

O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…

Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..

O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..

Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…

Assim, a maça, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.

A seguir, o tomate, a cenoura, o pimentão, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.

Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos hidratos de carbono.

O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.

O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios .

Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .

O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.

Mas sobrava um alimento… a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava nomeio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.

Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.

Autora: Raquel Martins
Site www.educaçãodeinfancia.com

Nenhum comentário: