domingo, 1 de maio de 2011

Come, come, come, pra mamãe ficar feliz...

Olá, queridas!

Bem, pra começar vou adiantando que este post tá um POSTÃO! Então vou fazer logo o meu jabá, pois vai que você não aguenta chegar até o fim... rsrsrsrs!! Na verdade eu preciso contar uma realização da qual estou muuuuito orgulhosa, como profissional e como mãe também!

A Avon acaba de relançar o site da sua linha Baby. E eu criei duas canções de ninar totalmente inéditas para fazer parte deste site, como trilha e também para download!! É só acessar o www.avonbaby.com.br e ir até a seção músicas de ninar.

Espero que vocês gostem - e que os seus filhotes tenham bons sonhos com as minhas musiquinhas!!!

E agora, o postão da alimentação kkkkk!!!

**********************************

Ufa! Faz tempo que eu queria passar por aqui para contar minhas experiências até agora com a alimentação do Tiago. Este tema me fez refletir bastante, porque hoje eu olho pra trás e vejo que sou uma mãe muuuuito diferente da que eu imaginava que seria, em termos de alimentação.

Pra começar, preciso dizer que Tiago come muuuito bem! Não sei se isto é mérito meu, ou se ele é mesmo uma draga ambulante rsrsrsrs! Das frutas mais azedas aos legumes mais insossos, o bichinho RÓI TUDO!

No começo eu fiquei meio em pânico. Não tinha ideia de como se fazia uma papinha - e achava lindos aqueles sites com duzentas mil receitas especiais... Mas não conseguia me encaixar neste perfil mãe-nutricionista, até porque não sou nenhuma chef!

Quando chegou a época, a pediatra recomendou ir misturando tudo. Cada sopa tinha três cores de legumes, alho, cebola, um carboidrato e uma carne - de vez em quando até folha ía na panela. Aos poucos fui achando aquilo divertido e comecei a acrescentar quiabo, berinjela, beterraba...

Claro que ele às vezes torcia o nariz pras minhas gororobas. Mas fomos aprendendo juntos a preparar e a comer - eu AMO papinha kkkk!

Aos poucos a alimentação foi mudando e eu percebi que sou uma mãe bem liberal. Adoro que ele prove sabores novos, mesmo quando me dizem que "isso não é coisa pra criança"! Acho que essa história de batatinha e cenourinha é um tédio! Meu filho come bife com cebola e adora!

Quanto às besteiras, aqui em casa a gente não é muito chegado. Tentei adiar ao máximo o encontro dele com refrigerante - e quando ele provou, detestou! Mas de vez em quando toma um gole e se acha o máximo bebendo "colacola"! A gente vê que ele faz uma cara horrenda, mas bebe só pra se mostrar!

Chocolate tem sempre em casa e eu dou algumas vezes na semana. Biscoito também, danoninho, flans e danetes... Minha postura com relação a estas coisas é a seguinte: pode comer quando eu der. Não deixo uma caixa de bombons aberta em cima da mesa, mas ofereço de vez em quando e ele adora. Sem traumas.

Vejo outras meninas planejando cardápio e às vezes acho que sou muito desleixada! O que procuro fazer é observar o que o Tiago anda comendo e variar na medida do possível. Se comeu ovo hoje, amanhã não come. Se comeu carne, amanhã tem franguinho ou peixe. Compro legumes e frutas variados e vou oferecendo cada dia um ou dois.

Quando ele fica mais chatinho, invento sopas, árvores de brócolis, carinhas desenhadas com tomates picadinhos e até uma sobremesa surpresa para motivar. Aqui em casa tem chantagem alimentar sim, confesso! Mas sem traumas. Afinal, quem é que não gostaria de comer tudo e depois ganhar de brinde um pratinho com um desenho todo feito de confeti? Rsrsrsrsrs!!

Nós também vamos ao McDonald's sem medo e o Tiago ama as batatinhas. Aí entra outra postura nossa: radicalismo só provoca atração pelo proibido. Se eu disser que ele nunca vai comer aquelas coisas, mais tarde ele vai ficar viciado nelas, de tanto pensar!

Em vez disso, tratamos o junk food como coisas gostosas que a gente come de vez em quando, quando sai pra se divertir e passear. Não comemos todo dia, porque é comida de passeio e não "refeição". Foi assim com a gente quando era pequeno e funcionou muito bem!

Graças a Deus, preciso dizer que tenho uma ajudante excelente em casa. Só assim é possível variar o cardápio e oferecer coisas gostosas que fazem bem - e as que não fazem bem também!

Acredito que precisamos conhecer todos os sabores, para que depois, sabendo o bem e o mal que cada comida faz, possamos escolher o que é melhor para nosso corpo.

Tiago está formando seu paladar e esta experiência é sempre bem prazerosa pra ele - depois vamos ensinar nosso filhote a SELECIONAR.

Ah! Só mais uma coisinha: aqui em casa tem sempre papinha Nestlê! Desde novinho o Tiago AMA todas elas. Eu acho que as salgadas têm cheiro de sardinha velha... Mas ele adora! Considero os potinhos como o meu "porto seguro". Quando não tem comida nova em casa ou eu estou sem tempo / saco de preparar algo fresquinho, lá vai potinho! Quando a gente está na estrada ou na praia e não sabe muito bem a procedência da comida, lá vai potinho! Até quando vamos sair, pra um restaurante ou pra casa de alguém. Tiago tem seus horários e pode muito bem manter sua rotina nestas ocasiões - com os benditos potinhos!

E a última - prometo! - consideração é sobre a água. Fico abismada quando vejo crianças que bebem suco, refrigerante, chá... Mas não bebem uma gota de água! Acho que isso é porque na minha família sempre fomos estimulados a beber água. Não consigo viver sem!

E nós trabalhamos isso no Tiago desde cedo. Hoje ele PEDE água várias vezes por dia - e eu faço questão de ter sempre à mão uma garrafinha e ir oferecendo de tempos em tempos, mesmo que ele beba só um gole. Água é hábito. E nosso pequeno já adquiriu este hábito - graças à mãe pentelha aqui!!

Bom, meninas, agora chega, né?

Prometo passar uns dois meses sem dizer nada kkkkk!!

Aliás, mentira! Claro que vou passar aqui domingo que vem pra deixar um beijo pelo NOSSO dia!!!

Boa semana pra todas e pros seus filhotes também!

Nenhum comentário: