segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tema da Semana: Limites, sem traumas?

Olá queridas mamães,

Esta semana pensei em falar sobre um Tema muito comum no mundo das mães, mas que ainda é uma incógnita para todas nós, talvez nossa maior dificuldade: Como impor limites.

Diante de tanta coisa ruim acontecendo no mundo, coisas que não dá mais para fecharmos os olhos e fazermos de conta que não existem ou que estejam tão longe, tanta violência, tanta maldade, tantos jovens se envolvendo com drogas, assassinatos, fazendo atrocidades, desrespeitando os pais e o próximo me questiono: Onde está a falha? Será falta de limites ou de amor? Ou ambos?

Na teoria sabemos que impor limites é necessário, mas e na prática? Pra vocês é como? Como cada uma lida com isso?

Percebo que o grande medo da maioria das mães ao impor limites para seus filhos é de lhes causarem algum “trauma” para o resto da vida, ou o medo de perder o amor do filho, sim, para algumas isso pode parecer ridículo, mas é a realidade de muitas.

Será que conseguimos impor limites sem causar traumas? Ou o trauma é necessário?

Alguns educadores dizem que para educar os filhos não devemos impor medo e sim respeito. Será que dá pra impor respeito sem automaticamente incumbir o medo? O ser humano está tão evoluído assim?

E quando marido e mulher discordam na forma de educar? A mãe educa de um jeito e o pai chega e diz: - Você é muito brava, pegou muito pesado! Não precisava tanto!

Sem contar na posição de terceiros como avós, tios e afins...

Sei que entre nós existem algumas mães de adolescentes, gostaria de lhes pedir para contribuírem esta semana com suas experiências, com certeza irão ajudar e muito a nós que estamos começando nesta caminhada. O que deu certo pra vocês e o que não deu?

E que todas de alguma forma possam contar suas experiências, traumas, frustrações e expectativas a respeito, pois com certeza isso nos ajudará e muito a formamos cidadãos de bem, íntegros, honestos, para um futuro melhor, mais digno, menos perdido e violento, para o bem de nossos filhos e de nosso planeta que anda chorando dores de parto.

Então venham, se aconcheguem, entrem na roda e vamos papear.

Uma excelente semana pra todas,

Beijo enorme no coração,

Nenhum comentário: